junho 01, 2008

EM 1992, UMA CRIANÇA FEZ O MUNDO PARAR E ESCUTÁ-LA.

O discurso pode ser lido aqui.


Severn Cullis Suzuki tinha 9 anos de idade quando desenvolveu com um grupo de amigos a ECO, Environmental Children’s Organization. Estavam empenhados em aprender e em ensinar outras crianças sobre as questões ambientais.
Está hoje com 28 anos. É activista ambiental, formada em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade de Yale, Estados Unidos. Dá palestras pelo mundo inteiro, defendendo a bandeira verde do ambientalismo. Tem como público-alvo estudantes e trabalhadores de instituições públicas e privadas. A sua forma de falar demonstra a paixão que tem pelo tema e resgata valores já esquecidos. Desafia a sua plateia a assumir responsabilidades individuais e colectivas em prol do meio ambiente. Desenvolve inúmeros projectos ambientais e participa de diversas expedições científicas.
Foi ainda membro do Painel Especial de Aconselhamento de Kofi Annan. E sobre o seu discurso feito na
Eco 92, Severn Suzuki destaca a importância da responsabilidade compartilhada: “Durante todos estes anos que se passaram desde a Conferência do Rio, aprendi que dirigirmo-nos aos nossos líderes não é o suficiente, pois não estamos a limpar o que sujamos. Não estamos a pagar o preço do nosso estilo de vida. Tal como Gandhi disse muitos anos antes, ‘Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo’. Uma verdadeira mudança ambiental depende de nós. Não podemos esperar pelos nossos líderes. Temos que nos focar no que são as nossas responsabilidades e em como podemos provocar estas alterações”.

Fonte


Encontrei este vídeo através do CHARQUINHO.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha visto esse vídeo. é dos melhores discursos que já ouvi, bate aos pontos muitos lideres mundiais que nunca me impressionaram tanto como essa jovem.

Claudia disse...

É bom que um vídeo destes seja partilhado por muita e muita gente :-)

Beijinhos